quinta-feira, 13 de março de 2008

Museu Hidroeléctrico de Santa Rita - Fornelos

O museu tem como base a Central Hidroeléctrica de Santa Rita, inaugurada em 5 de Outubro de 1914, uma obra assumidamente do espírito republicano e de largo alcance social para a época. Na ocasião, a então vila de Fafe "passou a integrar o número, naquela época ainda diminuto, das povoações portuguesas dotadas de uma rede eléctrica de serviço público".
A instalação da Central esteve a cargo da Companhia Portuguesa de Electricidade Siemens Schuckert Werke, Lda. A sua inauguração coincidindo deliberadamente com o quarto aniversário da implantação da República provocou naturais manifestações de regozijo nas populações.
Inicialmente, a rede abastecida pela energia eléctrica produzida pela Central incluía a Vila de Fafe e as freguesias limítrofes de Fornelos e Golães, situação que se manteve ao longo de várias décadas.
Com a nacionalização da rede de produção e distribuição de energia eléctrica, já depois do 25 de Abril, a Central de Santa Rita foi desactivada, embora o bom estado dos seus equipamentos de produção de energia lhe permitam retomar a actividade em qualquer altura.
Em virtude do seu interesse histórico e cultural - como marco importante do processo de electrificação no Noroeste de Portugal e dado o bom estado do equipamento, a Câmara Municipal de Fafe, entidade proprietária, decidiu musealizar as instalações, e os equipamentos, em bom estado de conservação, em meados dos anos 80, constituindo um museu regional de electricidade, o primeiro do seu género no país.

Image and video hosting by TinyPic

HORÁRIO: Visitas c/ marcação prévia
ENDEREÇO: Santa Rita - Fornelos - 4820 Fafe
INGRESSO : Gratuito

1 comentário:

Anónimo disse...

Sou de Fafe e desconhecia isto. Obrigado por darem a conhecer pontos turísticos do nosso concelho.